0

A Espirometria (exame do sopro) é um exame do pulmão que mede a velocidade e o volume de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. Com duração de cerca de 30 minutos, o procedimento é simples e indolor, e tem como objetivo diagnosticar doenças pulmonares e respiratórias.

O aparelho espirômetro é conectado ao computador, para que o exame seja salvo e enviado pela internet para a avaliação de nossos profissionais à distância, de forma simples, rápida e segura, seja pela nossa ou pelo aplicativo”, afirma Dr. Carlos Camargo, CEO da Brasil Telemedicina, empresa responsável pelo Laudo24hs. De acordo com ele hoje, com a Telemedicina, a velocidade da avaliação de um laudo, quando realizado por profissionais gabaritados como os da empresa, é uma grande vantagem para o diagnóstico ágil dos pacientes.

Uma variação deste exame é a espirometria ocupacional, que tem a finalidade de avaliar a saúde de trabalhadores que podem adquirir doenças no local de trabalho, devido ao contato direto com poluentes.

 

Para que serve?

O exame avalia o funcionamento pulmonar, atuando no diagnóstico de problemas respiratórios do paciente, além de ser usado para acompanhar a evolução de doenças degenerativas e como procedimento pré-operatório, para verificar a saúde pulmonar do paciente.

A espirometria pode ser feita também em pessoas sadias que precisam medir sua capacidade respiratória, como é o caso dos atletas. Há, ainda, diversas doenças que são acompanhadas por meio dela, como: DPOC, Bronquite, Asma, Enfisema e Fibrose pulmonar.

Como é realizado o exame?

Antes de iniciar a espirometria, o paciente tem sua altura e peso medidos, após repouso de cerca de 5 minutos. Durante o exame, o paciente permanece sentado e uma presilha de borracha é colocada em seu nariz, para que respire apenas pela boca. O médico lhe dá um tubo, que fica conectado a um aparelho chamado espirômetro. Tudo o que o paciente deve fazer é soprar pelo espirômetro, jogando o ar para dentro do tubo, com a maior força que puder.

É solicitado que o paciente respire tranquilamente até que o médico peça para alterar a respiração. Em seguida, é necessário respirar mais rápido e com mais força. As oscilações do procedimento são registradas em forma de gráficos e tabelas por um computador. Esses gráficos devem ser analisados pelo médico pneumologista, que irá interpretar as curvas e compreender a saúde pulmonar do paciente.

 

Para fazer um exame de qualidade, confira as dicas que preparamos em uma sequência de aulas sobre Espirometria.

Os profissionais do Laudo24hs estão à disposição para laudar este e outros exames. Aqui, nossos resultados são com precisão e rapidez! Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe!