0

Um exame altamente requisitado em clínicas médicas e ocupacionais, o EEG – ou Eletroencefalograma é indicado para detecção de distúrbios cerebrais e doenças no sistema nervoso central.

Hoje, com o avanço tecnológico e científico, vivemos novos tempos e a teleneurologia é uma realidade graças a plataformas digitais de telemedicina, que permitem a leitura de exames como o Eletroencefalograma por médicos especialistas no laudo a distância.

Confira neste artigo informações sobre o exame de EEG – Eletroencefalograma e compreenda mais sobre o que é a telemedicina e como é realizado o telelaudo, serviço inovador e repleto de benefícios para clínicas, hospitais e seus pacientes.

O que é o Eletrocardiograma

O Eletroencefalografia (EEG) é um exame de diagnóstico que registra a atividade elétrica cerebral, sendo utilizado para identificar alterações neurológicas. Ele é realizado por meio da utilização de eletrodos fixados no couro cabeludo do paciente, cujo equipamento é conectado ao computador e mede as flutuações de tensão resultante da corrente iônica nos neurônios do cérebro.

“É através do eletroencefalograma que o médico consegue fazer o registro das correntes elétricas do cérebro do paciente, por meio de eletrodos que são fixados sobre o couro cabeludo. A seguir, o exame é analisado por um médico neurologista de nossa equipe, que emite o laudo online no mesmo dia, uma agilidade possível graças à telemedicina”, afirma Dr. Carlos Camargo, CEO da Brasil Telemedicina, empresa responsável pelo Laudo24hs.

Para que serve o exame

Um dos exames mais realizados via telemedicina, o ECG detecta o ritmo cardíaco e o número de batimentos por minuto, sendo utilizado para identificar anomalias como:

  • Epilepsia;
  • Problemas com perda de consciência ou demência;
  • Encefalites (inflamação ou infecção do cérebro);
  • Tumores cerebrais;
  • Lesões cerebrais;
  • Hemorragia (sangramento excessivo);
  • Cefaleia ou outros tipos de enxaqueca;
  • Edema cerebral (inchaço parcial ou inteiro);
  • Apneias e outros distúrbios do sono;
  • Excesso de álcool ou drogas.

Além disso, o EEG também detecta o grau de certos comas ou morte cerebral, condição na qual o cérebro perde sua funcionalidade, além de ajudar a detectar quando uma pessoa tem deficiência física ou problemas na saúde mental, que incluem problemas no cérebro, medula espinhal ou sistema nervoso.

Porque investir em uma plataforma digital para o laudo remoto do EEG

Área de atuação médica reconhecida mundialmente, a partir de plataformas online e de modernas tecnologias digitas, a telemedicina é uma alternativa eficiente, ágil e segura para a assistência médica a clínicas, hospitais e profissionais de saúde.

Na plataforma de telelaudos Laudo24hs, basta enviar o exame de eletroencefalograma online, em um sistema de nuvem, e a leitura dele é realizada de forma remota por médicos neurologistas, que emitem o laudo no mesmo sistema, de forma prática e descomplicada.

Assim, 24 horas por dia, 7 dias por semana, seja onde estiver o cliente, o laudo do ECG é emitido rapidamente por especialistas.

Nosso sistema torna real a redução de custos da clínica e/ou hospital, já que o médico responsável por laudar o exame é um profissional que atua em nossa empresa e não na do cliente. Além disso, ganha-se agilidade no acolhimento, uma vez que o laudo online de eletroencefalograma é entregue no mesmo dia. Um outro ponto positivo é a possibilidade de se realizar a leitura do exame por especialistas gabaritados, para empresas de qualquer região
do país , já que não há distâncias com a internet.

“O processo de envio do exame e realização do laudo online de EEG é rápido, seguro e legalizado. A clínica, hospital ou profissional de saúde responsável pelo procedimento envia o exame em nossa plataforma, e em um curto espaço de tempo, recebe o laudo neste mesmo site. Basta se conectar a internet, fazer o login no sistema e o download do exame. Este sistema de nuvem permite que os resultados fiquem armazenados em nossa plataforma, permitindo a impressão de uma segunda via ou, ainda, fazer a comparação com o resultado de exames anteriores”, declara Dr. Carlos Camargo.

Como realizar o exame

O EEG é um exame indolor, rápido e seguro, com duração média de 20 a 30 minutos. Primeiramente, paciente é convidado a se deitar (ou sentar) em uma maca reclinável.

A seguir, o profissional da clínica fixa os eletrodos do aparelho com uma pasta especial em pontos pré-determinados do couro cabeludo, para levantar o registro das atividades cerebrais.

A pasta permite, ainda, uma melhor captação dos sinais elétricos do cérebro.

Cabe ressaltar que os eletrodos estão conectados ao computador para traduzir essas atividades cerebrais em forma de ondulações, as quais podem ser registradas em gráficos digitais ou em folhas de papel.

Para fazer um exame de qualidade, confira as dicas que preparamos em uma sequência de aulas sobre eletroencefalograma!

Qual o preparo para o Eletroencefalograma?

Antes do exame, é recomendado não ingerir alimentos ou bebidas que contenham cafeína. O uso de bebidas alcoólicas também deve ser evitado nas 24 horas que antecedem o procedimento. Além disso, os pacientes que utilizam remédios que agem diretamente no sistema nervoso central, tais como anticonvulsivantes, estimulantes ou antidepressivos, podem ser recomendados pelo seu médico a suspender a utilização alguns dias antes da realização do exame. Quem utilizar megahair ou apresenta curativos pós-cirúrgicos podem ter dificuldades na realização do exame.

Mais sobre o Laudo24hs

O Laudo24hs foi uma das primeiras plataformas de telelaudos lançadas no Brasil. Em 8 anos, já são mais de 5 milhões de exames laudados para todos os cantos do país, sendo em torno de 60 mil por mês, especialmente para hospitais, clínica médicas e de medicina do trabalho.

Nós garantimos a emissão do laudo online de eletrocardiograma em poucos minutos e que apenas médicos cardiologistas especializados no laudo remoto realizem esse procedimento, o que gera credibilidade e segurança para a saúde do paciente.

Os profissionais do Laudo24hs estão à disposição para laudar este e outros exames em nossa plataforma digital. Aqui, nossos resultados são com precisão e rapidez! Entre em contato com nossa equipe!

Para mais informações de saúde, acompanhe nossos artigos. Até mais!