Com a evolução da internet e a criação de plataformas de telemedicina, agora, a leitura do exame de Eletrocardiogama também pode ser realizada por cardiologistas especializados no laudo a distância.

Graças aos avanços da ciência e da tecnologia, a telecardiologia, uma área da telemedicina, já é uma realidade, e um recurso de destaque para clínicas e hospitais é o telelaudo, que permite a realização de laudos de exames de eletrocardiograma em tempo real.

Confira neste artigo informações sobre o exame de ECG – Eletrocardiograma e compreenda mais sobre o que é a telemedicina e como ela pode ajudar médicos e pacientes.

O que é o Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma, conhecido por ECG, é um exame sem contraindicações, que avalia, com rapidez e eficácia, a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele.

“Diagnosticamos se a atividade cardíaca do paciente está dentro da normalidade ou se há alterações com base nos gráficos levantados durante o procedimento, ao comparar os dados com o padrão. Como o equipamento é ligado ao computador, o exame é enviado em nossa plataforma online para a realização do laudo à distância, de forma simples e segura”, afirma Dr. Carlos Camargo, cardiologista e CEO da Brasil Telemedicina, empresa responsável pelo Laudo24hs.

Para que serve o exame

Um dos exames mais realizados via telemedicina, o ECG detecta o ritmo cardíaco e o número de batimentos por minuto, sendo utilizado para identificar anomalias como:

  • Arritmias;
  • Aumento de cavidades cardíacas
  • Patologias coronarianas;
  • Infarto do miocárdio;
  • Distúrbios na condução elétrica do órgão;
  • Problemas nas válvulas do coração;
  • Pericardite;
  • Hipertrofia das câmaras cardíacas;

Porque investir em uma plataforma digital para o laudo remoto do ECG

A telemedicina é uma área de atuação médica reconhecida mundialmente que, por meio de modernas tecnologias digitais, oferece assistência médica a clínicas, hospitais, profissionais de
saúde e pacientes, de maneira ágil e segura.

Na plataforma de telelaudos Laudo24hs, o envio do exame é realizado online, em um sistema de nuvem, e a leitura dele é realizada remotamente por médicos cardiologistas, que emitem o laudo no mesmo sistema, de forma prática e descomplicada. Desse modo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a demanda de leitura de exames de eletrocardiograma é atendida rapidamente por especialistas, seja onde estiver o cliente.

Com esse sistema, é possível reduzir custos da clínica e/ou hospital, já que o médico responsável por laudar o exame é um profissional da empresa de telemedicina.

Além disso, ganha-se agilidade no acolhimento, uma vez que o laudo online de eletrocardiograma pode ser entregue em 15 minutos. Um outro ponto positivo é a possibilidade de se realizar a leitura do exame por especialistas gabaritados, para empresas de qualquer região do país , já que não há distâncias com a internet.

Como realizar o exame

Com duração de cerca de 5 minutos, o paciente deita-se em uma maca, com o peito nu, e tem sua pele preparada para receber os eletrodos. Com a pele pronta, os eletrodos são conectados em partes específicas do corpo, como peito, braços e pernas. Nos braços e pernas, são fixados braceletes e, no tórax, uma ventosa de borracha.

O ECG é realizado por meio de um equipamento compacto e portátil, o eletrocardiógrafo, o qual é conectado a um computador e capta a atividade elétrica por meio da pele do paciente, gerando imagens lineares em ondas que demonstram um padrão pré-estabelecido pela cardiologia.

“Nossos médicos cardiologistas são especialistas em ler o exame e passar diagnósticos precisos com a qualidade que você merece e a agilidade que você precisa. Este exame esclarece, mais uma vez, o importante papel da telemedicina, de prevenir doenças e mapear o ser humano”, conclui Dr. Carlos Camargo.

Para fazer um exame de qualidade, confira as dicas que preparamos em uma sequência de aulas sobre Eletrocardiograma!

Qual o preparo para o Eletrocardiograma?

É importante que o paciente informe o médico ou profissional examinador os medicamentos que faz uso, pois alguns deles podem causar alterações no resultado do exame. Além disso, é preciso esclarecer possíveis dúvidas sobre o motivo da realização do ECG, seus riscos e como o exame será realizado. Cabe ressaltar que o Eletrocardiograma não pode ser realizado com joias no pescoço, braços ou pulso.

Mais sobre o Laudo24hs

O Laudo24hs foi uma das primeiras plataformas de telelaudos lançadas no Brasil. Em 8 anos, já são mais de 5 milhões de exames laudados para todos os cantos do país, sendo em torno de 60 mil por mês, especialmente para hospitais, clínica médicas e de medicina do trabalho.

Nós garantimos a emissão do laudo online de eletrocardiograma em poucos minutos e que apenas médicos cardiologistas especializados no laudo remoto realizem esse procedimento, o que gera credibilidade e segurança para a saúde do paciente.

Os profissionais do Laudo24hs estão à disposição para laudar este e outros exames em nossa plataforma digital. Aqui, nossos resultados são com precisão e rapidez! Entre em contato com nossa equipe!

Para mais informações de saúde, acompanhe nossos artigos. Até mais!

Brasil Telemedicina

Autor Brasil Telemedicina

Mais artigos por Brasil Telemedicina

Deixe uma resposta